A Copa de 2014, oportunidades e desafios

A divulgação oficial sobre as cidades escolhidas para sediar a Copa de 2014 (re)acendeu a atenção brasileira para as oportunidades e os desafios que estão pela frente.

Para os governantes, surge uma grande janela para a viabilização de projetos estruturantes e a alavancagem da nossa economia, assim como do desenvolvimento urbano e social do nosso país.

Para a iniciativa privada, por outro lado, os desafios também são enormes, proporcionais às oportunidades que serão gerada pela visita de milhões de turistas antes, durante e depois da Copa, além de uma enorme visibilidade para nossas marcas em escala global.

Deparamo-nos com a necessidade explicita da inovação e do fortalecimento de cadeias inteiras em novas bases competitivas. Novos padrões de estádio, meios de transporte mais eficientes e seguros, hospedagem, entretenimento, souvenirs, assistência à saúde com padrão global e profissionais com capacidade de comunicação em outras linguas etc…

Ou seja, temos muito dever de casa para fazer. Alguns mais triviais, baseados em excelentes bechmarkings das últimas Copas, e outros que devem ter um toque que somente os brasileiros possuem, que marque a história do futebol e do turismo mundial.

É uma oportunidade rara de diversificar, qualificar e incrementar o volume turístico internacional no Brasil e corrigir a incompatibilidade do volume e da qualidade do turismo no Brasil, frente ao potencial existente em nossa extensão continental.

Se o problema era logísitico, é hora de novos voos, aeroportos, operadores etc.

Se era falta de visibilidade e atrativos, além de tudo, temos a sorte de ter uma população apaixonada pelo futebol e de ser o único país pentacampeão, um destino verdadeiramente 5 estrelas, pelo menos em termos futebolísticos.

O assunto é tão bom que vamos aproveitar para mudar o tema desse Blog. Chega de “Crise”, vamos falar de oportunidades e da “nova” econonomia do pós-crise.

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: