Wikimundo

A crise dá sinais de aprofundamento. Ontem a União Européia revisou as previsões, indicando uma crise longa e profunda. O Reino Unido apresentou o segundo pacote de combate à crise, totalizando EU$ 150 bilhões.

Por outro lado, a entrevista do Roda Viva apresentada ontem com Jimmy Wales, fundador da Wikipedia foi muito interessante.  Além de frases interessantes, tipo “O mais importante é que estou me divertindo” e “Em geral, tentamos deixar as coisas o mais abertas possível”, ele tratou do dilema conteúdo x publicidade, da aplicação das ferramentas wiki na área médica, da concorrência com o Google, as novas ferramentas desenvolvidas, o papel das enciclopédias impressas para as crianças e falou sobre a relevância do mercado brasileiro.

Mas o mais interessante foi a análise sobre o modelo de colaboração da Wikipedia, segundo Jimmy Wales “complexo, baseado em colaboração, acordo, consenso e democracia”.

No futuro, esse caso será um daqueles lembrados como mais significativos do tempo atual. A Wikipedia entrou na história e será sempre reconhecida por esse modelo e de suas interfaces de cooperação.

Você acha que a Wikipedia pode ser um dos símbolos de uma nova sociedade, da superação da crise através da adoção de um novo modelo? Mais colaborativo, menos competitivo? Mais baseado no mérito?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: